A pedido do deputado estadual Lucas Redecker, o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, recebeu na tarde de quarta-feira (27), os prefeitos Carlos Alberto Finck (Harmonia) e Sílvio Kraemer (São José do Sul), que querem fazer convênio com o Daer para pavimentação de dois quilômetros de estrada que liga os municípios com a rodovia que dá acesso a Montenegro. Os prefeitos pretendem executar a obra e pedem uma contrapartida do Estado. No encontro ficou definido que no começo da próxima semana os prefeitos voltarão a se reunir com o secretário para apresentar os detalhes do projeto.
Redecker explicou que o custo da obra é relativamente pequeno, pois trata-se de um trecho curto de estrada, e que vai trazer enormes benefícios às duas comunidades. Disse ainda que o governador José Ivo Sartori esteve recentemente visitando a região e que chegou a conhecer a obra em questão.
Os prefeitos elencaram uma série de problemas para justificar a necessidade de pavimentação do trecho, como a grande incidência de doenças respiratórias em crianças e idosos, devido a poeira; o escoamento da produção agrícola e, principalmente, de suínos e aves, que passa por essa estrada, além do alto custo de manutenção para as prefeituras. “Ela onera de forma bastante significativa os cofres públicos, pois é uma estrada de difícil conservação, uma vez que nos períodos de chuvas intensas, a estrada sofre erosão com perda de material depositado para a sua manutenção, o que exige constantes reparos para possibilitar o tráfego intenso, principalmente de caminhões de carga”, argumentou o prefeito de Harmonia.
Já o prefeito de São José do Sul, Sílvio Kraemer, explicou que a obra trará, como consequência, retorno de crescimento e incremento da produção primária, aumento da arrecadação de ICMS, como também a possibilidade de trazer investimentos de novas empresas que, consequentemente, aumentarão a captação de recursos para reinvestir nos municípios.