O deputado estadual Lucas Redecker esteve no início desta semana no Vale do Caí, onde visitou cinco municípios: Montenegro, Harmonia, Tupandi, Bom Princípio e São Sebastião do Caí. Redecker foi ao encontro de prefeitos e vereadores para colocar o seu trabalho na Assembleia Legislativa à disposição dos municípios.
Em Tupandi e Harmonia, por exemplo, o parlamentar conversou com os prefeitos, que estão unindo esforços para instalação de uma planta de produção de biometano entre os dois municípios. Como a agricultura é a principal fonte econômica desses municípios, sendo a criação de aves e de suínos as principais atividades, os prefeitos Carlos Alberto Fink (Harmonia) e Hélio Inácio Müller (Tupandi) viram no biometano a oportunidade de gerar mais desenvolvimento e renda para a população, além de dar um destino nobre aos dejetos resultantes da produção de frangos e suínos.
O estudo de viabilidade técnica e econômica foi preparado pela Sulgás. De acordo com o documento, o total estimado de biometano a ser produzido a partir dos dejetos de Harmonia é de 3.723 m3/dia e de Tupandi 2.978 m3/dia. Os dois municípios juntos têm condições de produzir diariamente 6.700 m3.
Redecker disse que os dois municípios só tem a ganhar com essa iniciativa que vai ao encontro do trabalho desestímulo as energias limpas e renováveis que desenvolveu no período em que foi secretário de Estado de Minas e Energia. O parlamentar colocou-se novamente à disposição para ajudar no que for necessário para viabilizar o empreendimento.
foto: Redecker reunido com lideranças de Bom Princípio, um dos municípios visitados esta semana