A participação de alunos da Escola Estadual José Loureiro da Silva em ato político na Câmara de Vereadores de Esteio, há poucos dias, foi tema de audiência dos deputados estaduais Lucas Redecker, Marcel Van Hattem, Juvir Costella e Gilberto Capoani com o secretário de Educação do Estado, Luís Antônio Alcoba, na manhã desta quarta-feira (05). Os deputados pediram providências para que seja identificado quem autorizou a retirada dos alunos da escola, quem pagou o ônibus utilizado no transporte até a Câmara de Vereadores, entre outros. O secretário anunciou a abertura de uma sindicância para apurar o ocorrido.
A mãe de uma aluna participou da audiência e informou que os alunos que se recusaram a ir no encontro foram obrigados a esperar na rua, em frente a escola, até o regresso do grupo que estava no evento. “Eu não admito que a minha filha seja levada para qualquer evento sem o meu consentimento”, disse a mãe. Os deputados ainda argumentaram para o secretário que fatos semelhantes foram registrados em outras partes do RS.
O deputado estadual Lucas Redecker questionou a autonomia dos professores para decidir sobre quais eventos os alunos devem participar. Disse ainda que a disciplina de matemática, que estava sendo ministrada por ocasião da retirada dos alunos de sala de aula, não tem a menor correlação com o tema tratado na audiência pública e pediu a punição dos responsáveis. “É preciso que a Secretaria de Educação investigue quem são os responsáveis. Quem pagou o ônibus? Quem era o professor responsável?”, cobrou o deputado.