A Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam) está de casa nova. O prédio foi erguido no mesmo local onde funciona a sede da entidade há 76 anos, quando foi fundada. Para marcar a reinauguração foi realizada solenidade e coquetel, que contaram com a presença do secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, representando o governo do Estado, além de lideranças regionais e associados da Acisam.
Durante pronunciamento, Redecker enfatizou que o trabalho da Acisam, materializado na nova sede e em outras ações e mobilizações, serve de exemplo ao setor público, que demorou para acordar e mostrar resultados mais satisfatórios para a sociedade. O secretário parabenizou todos os envolvidos e informou que está retornando para a Assembleia Legislativa, onde retomará as tratativas para a duplicação da RS-130, uma antiga reivindicação da Acisam e de lideranças regionais, bem como a ampliação da oferta de energia para a região.
Já o presidente da entidade, Adaílton Cezar Cé, afirmou que “a Acisam sonha e realiza”. A história da entidade se confunde com a história do município, acrescentou, que este ano está comemorando 82 anos de emancipação. “Essa obra foi sonhada por quase duas décadas e está à disposição dos associados e comunidade para a realização de eventos e treinamentos”.
Na ocasião foram homenageadas as seis maiores indústrias do município: BRF S/A, Bremil, Girando Sol, Vonpar, Dália e Minuano, para lembrar que este é o mais pujante da economia, responsável por mais de 60% da arrecadação de impostos. Do comércio foram homenageados o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Lair Fritzen e o setor de serviços na pessoa do presidente da Cooperativa de Transportes do Vale do Taquari (Vale Log), Adelar Steffler.
A reforma começou em março de 2015 e custou cerca de R$ 600 mil. O prédio tem 839m², distribuídos num auditório na parte superior, espaços adaptados para portadores de necessidades especiais, camarim e elevador. No térreo concentram-se, além de uma grande sala, espaços menores que podem ser utilizados pela comunidade.