A nova Subestação Porto Alegre 5, nas esquinas das Ruas Casemiro de Abreu e Lucas de Oliveira, no bairro Rio Branco, na Capital gaúcha, tem previsão para estar em operação no final de junho/início de julho.
Com dois transformadores de potência, a nova unidade irá duplicar a capacidade de oferta de energia elétrica para 60 mil clientes de 15 bairros de Porto Alegre: Auxiliadora, Bela Vista, Boa Vista, Bonfim, Centro, Independência, Floresta, Higienópolis, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis, Rio Branco, Santana, Santa Cecília e Três Figueiras.
Essa subestação, além de melhorar a qualidade do fornecimento da energia elétrica de forma direta a aproximadamente 200 mil pessoas, irá proporcionar uma maior confiabilidade da energia para a expansão econômica dessa região da Capital.
A subestação terá 100 MVA de potência (megavolts-ampère) e será telecomandada, ou seja, gerenciada à distância, a partir do Centro de Operação da Distribuição da Companhia. O investimento da empresa nesse empreendimento, que utiliza soluções de engenharia da Altus Sistema de Automação, é de R$ 31 milhões.
Tecnologia Moderna
A SE Porto Alegre 5 funcionará com a tecnologia de isolação GIS (Gas Insulated Switchgear), o que torna a unidade mais segura e com exigência de espaços para instalação dos equipamentos de menor tamanho. Para se ter uma ideia, nessas configurações, há uma redução de área de 10 vezes a que é usada em subestações convencionais. Atualmente, em Porto Alegre, essa tecnologia é utilizada nas unidades Menino Deus, Bourbon Wallig e Iguatemi.