A convite do Conselho de Economia da Fecomércio-RS, o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker participou de reunião-almoço da entidade para falar sobre o Plano Energético do Rio Grande do Sul, lançado no mês de março. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
O secretário destacou que a Fecomércio desempenhou importante papel na elaboração do documento, cujas sugestões foram publicadas na íntegra no caderno de propostas. “Não tínhamos um cenário traçado sobre a questão energética do estado. Foi preciso dimensionar e buscar alguns referenciais comparativos para a criação desse plano. A elaboração teve o auxílio de entidades parceiras, como a Fecomércio-RS, das cooperativas e das concessionárias. Foi um trabalho de quase um ano para ser feita a estruturação do plano”, contou Redecker.
Inédito no Rio Grande do Sul, o Plano Energético tem o propósito de garantir um abastecimento de energia com qualidade, que atenda às necessidades da população. O estudo, desenvolvido pela Secretaria de Minas e Energia, apresenta um conjunto de diretrizes e propostas para o setor energético estadual de forma regionalizada, e aponta os obstáculos que precisam ser enfrentados para que o setor possa atender a demanda e expectativas da sociedade ao longo da próxima década.
Ele ainda sinalizou que foi feito um zoneamento eólico de todo o Estado, o que permite o investidor conhecer quais as regiões do Estado que estão aptas a receber esses investimentos. Citou ainda a adesão do Rio Grande do Sul ao convênio do Confaz, que isenta de tributos a mini e microgeração de energia fotovoltaica para consumo próprio. Ainda na área das energias limpas e renováveis, destacou a aprovação, na última semana, do projeto de lei que incentiva a produção de biometano no Estado, projeto este que está sendo desenvolvido pela Sulgás e que garante a aquisição do gás gerado por um período de 20 anos. Por fim, anunciou aos empresários presentes a redução no custo do gás natural para indústrias em 6,7%.
O Plano Energético do Rio Grande do Sul está disponível para download no site minasenergia.rs.gov.br/plano-energetico.