A Secretaria de Minas e Energia, em parceria com a Fiergs, lançam, nesta terça-feira (01), o Balanço Energético do Rio Grande do Sul, durante reunião, as 19 horas, na sede da Fiergs.
O Balanço Energético do Rio Grande do Sul é o mais tradicional documento do setor energético gaúcho. Ele divulga, através de extensa pesquisa, toda a contabilidade relativa à oferta e ao consumo de energia no Estado, contemplando atividades e operações ligadas à exploração e produção de recursos energéticos primários, à conversão em formas secundárias, às contas de importação e exportação, à distribuição e ao uso final da energia.
Ele é também de fundamental importância para as atividades de planejamento e acompanhamento do setor energético gaúcho e reúne, em um único documento, as séries históricas das diversas operações ligadas à oferta e demanda dos diferentes energéticos, além de informações sobre reservas, capacidades instaladas e importantes dados do Estado, obtidos junto às empresas, órgãos, instituições e entidades setoriais.
O BERS é elaborado e divulgado anualmente, sendo uma das principais fontes de informação e pesquisa de dados estatísticos e energéticos referentes ao Estado. Atendendo à determinação da Secretaria de Minas e Energia – SME, a Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais do Grupo CEEE é responsável pela elaboração do anuário.
Esta edição do estudo, “Balanço Energético do Rio Grande do Sul 2015 – Ano Base 2014”, inclui o relatório completo e as séries históricas apresentadas em formato de planilhas eletrônicas. No documento são encontrados os dados de oferta e demanda de energia, a cada ano, dentre outras informações relevantes.
O BERS 2015 mantém a qualidade técnica dos trabalhos anteriormente realizados e adota a metodologia internacional, também empregada no Balanço Energético Nacional – BEN. Faz uso de uma linguagem agradável, com o emprego de gráficos, tabelas e outros recursos, e procura atender o interesse dos técnicos do setor e de outros segmentos, ampliando assim o público a qual se destina.