O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, visitou as obras da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Cazuza Ferreira, localizado na comunidade de mesmo nome, interior do município de São Francisco de Paula. A expectativa é de que as obras estejam concluídas até o fim do mês de novembro e comecem a gerar energia imediatamente. O empreendimento está sendo construído em parceria entre a Certel, Coprel e Geopar.
Durante a apresentação, o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, afirmou que o trabalho da Secretaria de Minas e Energia está além da expectativa dos investidores. Ele agradeceu o empenho da pasta para que o empreendimento se tornasse realidade. “Os investimentos em geração de energia são essenciais para fortalecer a cooperativa e contribuir para o aumento da capacidade de disponibilizar mais energia ao país”, salientou o presidente da cooperativa.
Redecker, por sua vez, enfatizou a importância do empreendimento tanto do ponto de vista econômico do município, quanto para a geração de energia. “Essa usina é um excelente exemplo de como o desenvolvimento e a preservação ao meio ambiente podem conviver em harmonia”, destacou.
Conforme o diretor técnico do empreendimento, Julio Salecker, esta é a 4ª hidrelétrica da Certel, mantendo a característica de baixo impacto ambiental, que está sendo instalada no rio Lajeado Grande, na bacia do Rio Taquari-Antas. Terá potência instalada de 9.100 quilowatts, capaz de gerar energia limpa para 27 mil pessoas, além de gerar 80 empregos diretos. A expectativa é de que a hidrelétrica esteja concluída e inicie sua operação no primeiro trimestre do ano que vem.