O Sr. Lucas Redecker (PP) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Cumprimento o presidente desta Casa, deputado Alexandre Postal; o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Sr. Luiz Fernando Mainardi, que neste ato representa o governador Tarso Genro; o diretor-presidente da Fundação Estadual de Pesquisa e Agropecuária, Sr. Danilo Rheinheimer dos Santos; a representante da Superintendência Federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Sra. Ana Stepan; o diretor administrativo-financeiro da Fepagro, Sr. Felipe Ortiz; o representante da OCERGS, Sr. Guilherme Almeida.
Parabenizo o proponente deste grande expediente, deputado Marlon Santos. Falo em nome da bancada do PSDB, integrada por este parlamentar e pelos deputados Pedro Pereira, Zilá Breitenbach, Adilson Troca e Jorge Pozzobom.
Trata-se de uma homenagem muito significativa e importante. O Rio Grande do Sul tem orgulho de ser um Estado agrícola e pecuarista, que exporta boa parte de sua produção.
Hoje, no mundo globalizado, planta-se menos e colhe-se mais por hectare, o que se consegue com investimentos em pesquisa e em competitividade. Os governos precisam não apenas adotar políticas de incentivo à permanência do homem no campo, mas dar respaldo a esse produtor, colocando à sua disposição um grupo de pessoas, uma fundação que pesquisa e torna possíveis as colheitas maiores e, acima de tudo, melhor remuneração ao agricultor. Com isso, também lucra o Estado do Rio Grande do Sul, que acaba colhendo, de certa forma, nos impostos arrecadados.
Esta homenagem ocorre pela sensibilidade que V. Exa., deputado Marlon Santos, tem em relação à importância da nossa Fepagro. Os governos passam, mas as fundações – como a Fepagro e tantas outras – ficam. É preciso investir cada vez mais no trabalho desses técnicos porque, no final das contas, o beneficiado será o Estado do Rio Grande do Sul.
Parabenizo todo o quadro de funcionários da Fepagro e o secretário que aqui representa o governador.