O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Cumprimento o deputado Alceu Barbosa Velho, que preside a sessão plenária neste momento, e o presidente do Conselho Diretor do PGQP, empresário Ricardo Felizzola, na pessoa de quem saúdo a todos os vice-presidentes, conselheiros, diretores e colaboradores do programa.
Saúdo, de uma maneira muito especial, o ex-governador Alceu Collares; estamos muito felizes por tê-lo em nossa Casa. Saúdo, também, o subsecretário do Tesouro do Estado, Felipe Rodrigues, neste ato representando o governador Tarso Genro; o subprocurador-geral de justiça, Daniel Sperb Rubin, neste ato representando o procurador-geral de justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Eduardo de Lima Veiga; o defensor público Miguel Seadi Junior, neste ato representando o defensor público-geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; e o representante do Tribunal de Contas do Estado, auditor público externo André Dietrich.
Parabenizo o deputado Márcio Biolchi pela brilhante homenagem que faz aos 20 anos do PGQP. Em nome da bancada do PSDB, dos deputados Jorge Pozzobom, Zilá Breitenbach, Pedro Pereira e Adilson Troca, eu gostaria de cumprimentar V. Exa., deputado Márcio Biolchi.
Hoje, com a globalização e a alta competitividade que há no mercado, temos que nos diferenciar não apenas pelo produto que comercializamos como empresas, mas, sim, pelo nosso sistema de gestão.
O setor público não foge disso. Enfrentamos atualmente um sério problema no Estado do Rio Grande do Sul que não é de hoje. Esse é um problema financeiro enfrentado por todos os governadores que passaram. Se não tivermos um sistema de gestão que possa ser implantado de maneira efetiva e, acima de tudo, cumprindo à risca o dever de casa, continuaremos com uma difícil situação administrativa.
Deputados de todas as bancadas referem-se sempre à gestão pública, mas poucas vezes vemos ela ser eficiente, com um grau de excelência no serviço público e com redução do gasto público, evitando o inchaço da máquina pública.
Vejo que esta homenagem que V. Exa. presta ao PGQP pode-se dissociar de tudo com o que não concordamos, tendo em vista que queremos que melhorem os serviços do Estado.
Em nome da bancada do PSDB, mais uma vez, parabenizo V. Exa. Recordo-me de que, quando concorria a prefeito de Novo Hamburgo em 2004, estava no meu plano de governo a implantação do PGQP no Município. Infelizmente, não ganhamos aquela eleição. Quem sabe, fique isso para o futuro.
Cumprimento V. Exa., porque a diferença vem sendo feita em diversos Municípios de vários Estados do País e em muitas empresas do Estado do Rio Grande do Sul que tiveram um ganho de competitividade graças ao PGQP.