O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Saudamos o presidente Alexandre Postal; o diretor-geral da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sr. Marco Aurélio Corrêa, neste ato representando o governador do Estado; a promotora de justiça Dra. Mônica Maranghelli de Avila, neste ato representando o procurador-geral de justiça, Dr. Eduardo de Lima Veiga; o coordenador-geral do Centro de Tecnologias Alternativas Populares – Cetap –, Sr. Diogenes Fracasso; o coordenador do Centro Ecológico Ipê-Serra, Sr. Luís Carlos Diel Rupp; o coordenador do Centro do Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA –, Sr. Sighard Hermany; a coordenadora da Rede Ecovida de Agroecologia, Sra. Angélica Hoffmann Kussler; e o deputado Altemir Tortelli, que propõe este grande expediente.
Falo em nome da bancada do PSDB, dos deputados Adilson Troca, Pedro Pereira e Jorge Pozzobom e da deputada Zilá Breitenbach.
Queremos parabenizar V. Exa., deputado Altemir Tortelli, pelo tema, com o qual somos solidários.
Hoje, quando se fala em agricultura familiar, em produção de alimentos, em agricultura em escala extensiva, não se pode deixar de discutir a sustentabilidade ambiental.
As maiores preocupações que temos em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade ambiental são pelo produtor, em especial pelo pequeno produtor rural. Ele precisa que o meio ambiente continue fornecendo as condições favoráveis – como, no caso de seca, de quantidade de chuva – para tornar a terra fértil e produzir cada vez mais.
Se degradarmos e destruirmos o meio ambiente, teremos condições cada vez piores e menores de produção e de sustentabilidade para o pequeno agricultor na sua propriedade.
Mais uma vez, em nome da bancada do PSDB, parabenizo V. Exa. Somos solidários com esse tema, o qual é sempre bom ser debatido neste Parlamento.