O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Saúdo o presidente desta Casa, deputado Alexandre Postal; o diretor-presidente da União dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Sul, Sr. Carlos Eduardo Chaise, na pessoa de quem saúdo todos os demais representantes dos grupos de escoteiros aqui presentes; o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Bernardino Vendruscolo; o presidente da Sogipa, Sr. Nelson Wulff; o representante da Federasul, Sr. Osmar Lanz; os homenageados: chefe José Ferreira Machado e a chefe Wilma Erika Veit Schiefferdecker; os parlamentares desta Casa.
Quero parabenizá-lo, deputado Giovani Feltes, por homenagear o escotismo no Estado do Rio Grande do Sul, eu que tive a honrosa oportunidade de ser lobinho em Novo Hamburgo, no Grupo Barão do Rio Branco, há 20 e poucos anos.
Lembro-me como se fosse hoje dos bons momentos que passamos e dos aprendizados que tivemos naquela época, ensinamentos que conservamos até hoje: honra, lealdade, integridade, respeito ao próximo e à natureza. Acima de tudo, ficamos imbuídos de alguns ideais – e o escotismo os representa muito bem – que deixaremos aos próximos.
Todos aqueles que começam pequenos, com sete anos, como lobinhos, continuam como escoteiros e chegam a ser seniores conhecem a experiência honrosa que é praticar o escotismo e não apenas se formam cidadãos melhores, mas contribuem com a mudança da sociedade em que eles vivem, seja no bairro, na escola ou na própria cidade. É isso que buscamos conservar na sociedade em que vivemos, que muito carece dos valores que o escotismo prega e deixa às futuras gerações.
Fico muito feliz de integrar este Parlamento, que valoriza e homenageia o escotismo no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil.
Parabenizo V. Exa., deputado Giovani Feltes, em nome da bancada do PSDB. Somos parceiros. Que possamos comemorar muitas vezes o aniversário do escotismo e ver mais e mais pessoas se envolvendo nisso.
Fui escoteiro por pouco tempo, mas sinto as marcas daquela experiência até hoje e tenho saudades dela. Obrigado.