O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Cumprimento o deputado Alexandre Postal, que preside esta Casa; o presidente da Grêmio Empreendimentos, Sr. Eduardo Antonini; o diretor de Projeto da Construtora OAS, Sr. Eduardo Pinto; e o proponente deste grande expediente, o colega Paulo Odone, presidente do nosso querido Grêmio.
Em nome da bancada do PSDB, quero parabenizar V. Exa. pelo tema em virtude da importância de estarmos unidos em prol das questões maiores do que as diferenças que, historicamente, nós nos colocamos.
O Estado, que foi dividido muitos anos por chimangos e maragatos, faz com que dois dos nossos times sejam grandes em virtude da diferença e da disputa que eles têm dentro do campo de futebol.
Mas, quando estamos pensando no desenvolvimento da Região Metropolitana, no desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, temos que estar unidos de fato. Da mesma maneira como buscamos essa união fora da Casa, buscamos também dentro dela, e que todos os posicionamentos políticos, muitas vezes contrários, possam buscar nesses momentos a unidade no sentido de galgarmos novos desafios para que o Estado saia beneficiado e, consequentemente, sua população.
Por isso, eu o parabenizo pela frase: Para crescer, o Rio Grande precisa deixar de ser caranguejo. Precisa deixar de puxar para trás, porque perdemos muito já pela divisão que o Estado tem, política e economicamente. Este é o momento de mostrarmos grandeza e também de cada deputado, que representa diversos segmentos da sociedade, o governo ou a oposição, colocar em pauta o que é necessário para o Rio Grande do Sul e usar este grande expediente como exemplo para grandes debates em prol de resultados positivos.
Por isso, parabenizo o colega Paulo Odone pelo tema. Que possamos colocar a mão na consciência e trabalhar no mesmo rumo para termos resultados positivos.