O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Saúdo o presidente, deputado Adão Villaverde; o vice-presidente da Fecomércio, Sr. Nelson Lídio Nunes; e o nosso proponente, deputado João Fischer.
Falo em nome da bancada do PSDB, com muito orgulho de fazer um aparte em relação a este tema tão importante a que V. Exa. dedica diversos mandatos como deputado estadual, lutando por esta causa, a desoneração do setor produtivo.
O deputado é uma pessoa que veio do setor produtivo, começou desde muito cedo trabalhando e é a prova de que nós, como representantes desse setor nesta Casa, sabemos da importância da desoneração. Muitas vezes, a economia vai bem, as coisas vão bem, mas a nossa carga tributária não nos favorece para que possamos ter competitividade com outros países e, muitas vezes, com Estados vizinhos ao nosso. Dessa forma, estamos perdendo e continuaremos perdendo.
Parabenizo-o por todos os dados levantados aqui. A prova que temos, ao defender o setor produtivo – V. Exa. muitas vezes o defendeu, junto com o meu pai, deputado federal Júlio Redecker, grande parceiro nessa luta –, é que não existe patrão sem empregado, nem empregado sem patrão; um depende do outro.
Acompanhamos os esforços feitos à frente das empresas por patrões e por empregados, mas não vemos, muitas vezes, a contrapartida que o governo tem que dar, que é a desoneração do setor produtivo. Falo principalmente da desoneração vinculada à carga tributária que nos deixa em desvantagem – e isto vemos no dia a dia – em relação a outros Estados e a outros países.
Deputado João Fischer, V. Exa. conta com uma bancada que defende o setor produtivo, especialmente o coureiro-calçadista. Somos oriundos desse setor e estamos nesta Casa para defendê-lo, como forma de proteger os empregos, para que os trabalhadores, com dignidade, possam oportunizar uma vida melhor às suas famílias.
Parabéns pelo tema, deputado João Fischer.