O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – Saúdo o Sr. Presidente, deputado Adão Villaverde, e os demais colegas parlamentares.
Falo em nome das bancadas do PSDB e do DEM e parabenizo a atitude de V. Exa., deputado Adilson Troca, que neste grande expediente fala de assunto tão importante para a sociedade gaúcha.
V. Exa. trouxe dados importantes a este plenário. Muitas vezes não nos damos conta, no dia a dia, da falta de órgãos que o País e o Estado enfrentam para suprir as necessidades de seus pacientes. Temos de colocar a mão na consciência e perceber que, como membros do Parlamento, devemos dar exemplo no sentido de que sociedade gaúcha perca seus preconceitos e coloque-se à disposição para suprir necessidades que todos temos.
Digo isso referindo-me, principalmente, à questão da doação de órgãos.
O deputado João Fischer dizia que muitas pessoas que dependem de doação vão para outros países. Hoje, no entanto, temos condições de suprir essa necessidade no País e no Rio Grande do Sul, bem como a vantagem de ser um povo politizado, um povo consciente. O que muitas vezes falta é informação e disponibilidade dos poderes, tanto do Legislativo quanto do Executivo, para fazer e auxiliar campanhas, privadas ou não, que nos façam desempenhar melhor o nosso papel em prol da extensão da vida – muitas vezes, pessoas sofrem e morrem em filas enquanto ficamos de braços cruzados.
Parabenizo V. Exa., deputado Adilson Troca, e a todos os colegas que o apartearam. Tenho certeza de que este Parlamento estará sempre à disposição de campanhas importantes como esta para darmos um suspiro de vida a mais às famílias gaúchas. Muito obrigado, deputado.