O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, acompanhados de criadores de pássaros e representantes da Federação Ornitológica Gaúcha, esteve reunido com o secretário da Agricultura, Ernani Polo, no início da manhã desta segunda-feira (05).
Redecker explicou que a categoria se sente desamparada desde que entrou em vigor a lei complementar 140/2011, assinada pela presidente Dilma, que transferiu as atribuições de controle e fiscalização para as secretarias estaduais de Meio Ambiente. Desde então, explicou Redecker, os criadores se sentem num limbo jurídico, pois a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) nunca chegou a desempenhar plenamente o seu papel de agente fiscalizador.
O grupo apresentou o pedido para as atribuições relacionadas à produção de pássaros em cativeiro sejam repassadas à Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, em especial pelo know-how que já possui em relação à produção de aves no RS. “Nós queremos estar dentro da lei. Nossa paixão é produzir animais vivos e saudáveis”, argumentou o diretor de assuntos institucionais da FOG, Aníbal Schmidt Rolim. “A nossa cadeia produtiva arrecada mais do que toda a linha branca (eletrodomésticos) no RS”, complementou o vice-presidente da FOG, Paulo Altmann.
O secretário da Agricultura prontificou-se em analisar o caso e afirmou que há sim a possibilidade de se fazer uma composição para o futuro. Ele pediu aos técnicos da secretaria presentes no encontro que avaliem tecnicamente o que é possível fazer.
Participaram da reunião também Joner Frederico Kern, diretor de segmento da Federação; Flávio Loureiro, Departamento de Defesa Agropecuária, da SEAPA; Ildara Nunes Vargas, secretária-adjunta de Agricultura; Guilherme Luz Alves, diretor jurídico da FOG e Jonatan Bronstrup, assessor da Secretaria de Minas e Energia;