Representantes de diversos setores da cadeia produtiva de pedras ornamentais do Rio Grande do Sul estiveram reunidos com o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker, na última terça-feira (22). Na ocasião, Redecker anunciou que está em fase final os preparativos para a criação do Comitê de Planejamento de Mineração do RS (Comergs).
A criação do órgão, explicou o secretário, está entre as metas da secretaria a serem executadas pela SME em 2015, conforme consta no Acordo de Resultados assinado com o governo do Estado.
Entre outros objetivos, explicou Redecker, está a elaboração das diretrizes gerais sobre a produção dos recursos minerais do Estado, propor políticas de parceria entre o Comitê e agentes do setor de mineração, contribuir com planos de ação com vista a melhorar o desempenho e sanar os desafios desse setor. “O setor de mineração está hoje desamparado, por isso o Comergs vai ajudar a preencher essa lacuna”, argumentou Redecker.
Depois de instituído o órgão, que será composto por representantes de todos os setores desta cadeia produtiva, serão realizados rodízios semestrais no comando da entidade, estimulando assim a democracia interna.
O presidente do Sindipedras, Sadi Bagatini, saudou a iniciativa. “É preciso que a cadeia produtiva da pedra seja vista com outros olhos e que receba a atenção dos governos. Atualmente, Soledade é responsável por mais de 80% da exportação deste produto”, informou.
Participaram da reunião também a presidente da Appesol, Marlei Oliveira Bueno, a secretária executiva do Sindipedras, Jaqueline Malmann e Edivaldo S. Santos, gestor do APL (Arranjo Produtivo Local) de Pedras, Gemas e Joias.