S0147053_
S0027007_
O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, participou nesta segunda-feira, 17, da abertura da quarta edição do Fórum dos Grandes Debates na Assembleia Legislativa. O evento tem por intuito debater os Modelos de Reforma do Estado no Brasil. Na oportunidade, o ex-governador de Minas Gerais, o senador Antônio Augusto Anastasia, palestrou sobre As Reformas e os Estados. O objetivo é buscar alternativas à polarização entre os ideais de Estado Mínimo e de Estado Máximo para aprimorar os serviços públicos e promover o desenvolvimento.

Anastasia reiterou que falta na cultura brasileira um discurso favorável à descentralização. “Fomos acostumados a uma trajetória centralizadora, sem tradição de gestão. Precisamos executar as reformas necessárias. Mas, para isso, é preciso que haja sacrifícios”. Ele também compartilhou a experiência em Minas Gerais. “Em 2003 encontramos um Estado em situação precária, sem planejamento e metas para identificar novos instrumentos. Encaminhamos um orçamento deficitário. Com cortes vigorosos em cargos de comissão e esforço coletivo conseguimos reequilibrar as finanças de Minas Gerais”, disse.

Também palestraram no fórum o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PT), o cientista político Fernando Schüler e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Cezar Miola. A mediação dos debates ficou a cargo do deputado Tiago Simon (PMDB). Antes do evento, Anastasia esteve reunido com Redecker na sala da Bancada do PSDB, acompanhado dos deputados Adilson Troca, Jorge Pozzobom e Zilá Breitenbach.