O município de Santa Maria do Herval possui mais de 50 quedas de água, sendo que, entre elas, destaca-se a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre. O local está fechado para visitação de turistas, pois nas proximidades funciona uma pequena central hidrelétrica de propriedade da CEEE. Esse foi o motivo de reunião, na manhã desta terça-feira (21), entre o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Turismo, Juvir Costella, o prefeito do município, Rodrigo Fritzen e lideranças.
De acordo com o prefeito, a intenção é dar acesso aos turistas a um mirante que já existe próximo a um restaurante, que hoje está fechado. “Nesse local há um estacionamento para, pelo menos, 30 veículos e não vai prejudicar em nada a estrutura existente”, afirmou. Já o vice-prefeito, Adriano Lechner, afirmou que “cada vez que ocorre a Festa da Batata os visitantes pedem para visitar a cascata, aproveitando o veranico de maio, mas o local está fechado”.
Redecker sugeriu uma visita ao local, nos próximos dias, de representantes das secretarias de Minas e Energia, Turismo, CEEE e prefeitura, para verificar na prática o que pode ser feito para que o ponto turístico seja entregue para visitação já no próximo verão.
O secretário de Turismo, Juvir Costella, manifestou-se pela abertura do local aos visitantes o quanto antes possível, “pois a cascata é o símbolo do município, está inacessível e localizado numa das regiões com maior potencial para o turismo no RS”.
O presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, afirmou que a usina do Herval gera energia desde 1941 e que o setor elétrico é um dos mais regulados no país. “Qualquer solução que buscarmos para permitir a visitação no local tem que estar em consonância com as regras ambientais e para a geração de energia”.