O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência o diretor-geral do Daer, Ricardo Moreira Nunes, para tratar sobre a situação da RS-020. O secretário pediu ao diretor que avalie a possibilidade de recolocação do guard rail no trecho próximo ao restaurante A Arca, que está no chão há bastante tempo. Redecker disse que, com frequência, tem recebido notícias de acidentes neste local, onde também se acidentaram seus familiares há alguns anos. “Há poucos dias estive lá e me informaram que, pelo menos uma vez por semana ocorre um capotamento naquele local”, disse o secretário.
Redecker também pediu ao diretor que seja priorizada a conclusão da pavimentação do trecho que falta da rodovia, ligando Cambará do Sul ao município de São José dos Ausentes. “Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que afetam todas as secretarias de Estado, temos que priorizar alguns pleitos, e gostaria que a R$-020 estivesse entre as prioridades”, argumentou Redecker para o diretor.
O diretor do Daer concordou com o secretário que a obra precisa ser concluída, pois ela vai estimular o desenvolvimento do turismo numa das regiões mais bonitas do RS. “Com certeza o Rio Grande do Sul terá um retorno rápido desse investimento, pois o turismo tem muito a ganhar com essa estrada concluída”, afirmou Nunes.
Dos 50,8 quilômetros de extensão da RS 020, que vai ligar Cambará do Sul a São José dos Ausentes – no entroncamento com a BR-285 – apenas 15 quilômetros estão pavimentados. O custo da obra está estimado em R$ 18 milhões.