O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, recebeu em audiência os vereadores Orion Albuquerque e Eduardo Haubert Assis, de Carazinho. Eles pedem apoio para a liberação de valores pendentes e referentes a um contrato de financiamento da Eletrocar, no valor de R$ 5,4 milhões. Neste sentido, solicitaram o agendamento de audiência junto a Eletrobrás para debater o tema.
De acordo com os vereadores, estes recursos estavam garantidos através de contrato com a Eletrobrás e foram suspensos a partir da extinção da RGR (Reserva Global de Reversão) através da edição da Medida Provisória 579/2012 e transformada na lei 12.783/13, que trouxe um conjunto de regras para o setor elétrico.
A concessionária também pede a liberação, por parte da Eletrobrás, do repasse dos valores da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), dos recursos destinados à cobertura dos subsídios tarifários e da redução tarifária criada pela lei 12.783/2013, no valor de R$ 2,6 milhões.
Redecker ouviu atentamente as reivindicações e colocou a Secretaria de Minas e Energia à disposição para ajudar nesta demanda. Disse que sem energia elétrica de qualidade não há desenvolvimento e destacou a importância da companhia para o desenvolvimento não apenas de Carazinho, mas de toda a região.