A pedido do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, será realizada audiência na presidência da CEEE, na próxima terça-feira (27), às 11 horas, com lideranças e agricultores dos municípios de Turuçu e Arroio do Padre. Na tarde desta quinta-feira (22), eles estiveram em audiência com o secretário, quando pediram a construção de uma subestação da CEEE na região como alternativa para enfrentar os cortes diários de energia elétrica.
O secretário manifestou solidariedade à demanda da comunidade e disse que sabe o quanto é difícil produzir sem condições adequadas. Ele afirmou que a nova direção da CEEE está assumindo neste momento e que melhorar os serviços prestados pela companhia é uma das principais metas da Secretaria de Minas e Energia e do governador José Ivo Sartori. “A energia é fundamental para produzirmos, seja no campo ou na cidade. Não existe progresso sem luz”, enfatizou.
O deputado estadual Catarina Paladini, que havia solicitado o encontro, afirmou que janeiro é sempre um mês preocupante para os agricultores, pois é o momento em que ocorre a colheita do fumo, sem contar os prejuízos que afetam também os produtores de leite. “O agricultor precisa de energia de qualidade para produzir”, afirmou. Já o deputado estadual eleito Zé Nunes afirmou que “as medidas paliativas não estão resolvendo mais. Precisamos de uma subestação”. O prefeito de Arroio do Padre, Leonir Aldrighi Baschi declarou que na semana passada o município ficou seis dias sem luz. “Estamos numa situação de quase insustentabilidade. Não temos mais onde buscar alternativas”.
Participaram também do encontro o prefeito do município de Turuçu, Ivan Eduardo Scherdien e o assessor Emilio Lessa, representando o deputado estadual Pedro Pereira.