O deputado Lucas Redecker (PSDB) prestou homenagem, no Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (19), aos 65 anos do Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo, com extensão de base para Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá. O parlamentar falou sobre as dez gestões que estiveram à frente da entidade desde sua formação, em 18 de julho de 1949.
Atualmente, o Sindilojas de Novo Hamburgo é o terceiro maior sindicato varejista do sistema Fecomércio. O quadro social alcança mais de 200 empresas e conta com quase três mil contribuintes da categoria.
Redecker relacionou a atividade comercial em Novo Hamburgo ao setor coureiro-calçadista. O surgimento do Sindilojas, segundo o deputado, foi uma das consequências do desenvolvimento do setor, que tornou a cidade do Vale do Sinos um polo industrial. Com a crise dos últimos anos, houve o fortalecimento da base comercial. “O comércio varejista é, hoje, o setor que mais emprega no Vale do Sinos, diferentemente de anos atrás, quando a indústria calçadista detinha esse título”, afirmou.
Entre as ações realizadas pelo Sindilojas ao longo de seus 65 anos de funcionamento, o parlamentar destacou a criação do grupo Jovens Executivos, para a formação de comerciantes; a construção do Centro de Eventos e o oferecimento de serviços como a Certificação Digital via Safeweb. Redecker também ressaltou a importância da participação da entidade em campanhas pela liberdade de impostos e na luta por mais investimentos em segurança pública.
“Com essa homenagem a Assembleia Legislativa reconhece a importância do Sindilojas para o desenvolvimento de Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz e Araricá e tudo aquilo que fez ao longo da história, tornando-a sinônimo de credibilidade, competência e liderança”, finalizou.
Ao final do Grande Expediente, o presidente do Sindilojas de Novo Hamburgo, Remi Scheffler, recebeu a Medalha da 53ª Legislatura.
Além de integrantes do Sindilojas de Novo Hamburgo, estiveram presentes a prefeita de Sapiranga, Corinha Molling, e o presidente da Associação Gaúcha do Varejo, Vilson Noer.