A coligação “Esperança que Une o Rio Grande” realizou comício na tarde deste sábado (02), no Gigantinho, em Porto Alegre, com a presença do candidato à presidência da república, Aécio Neves (PSDB) e da candidata ao governo do Estado pelo PP, Ana Amélia Lemos. O deputado estadual e candidato à reeleição, Lucas Redecker (45111), também participou do ato, acompanhado de apoiadores, militantes e amigos. O comício foi precedido por uma caminhada, que saiu do Anfiteatro Pôr-do-Sol.
Durante o discurso, Aécio falou da perda da capacidade de crescimento e da crise de confiança que abalam o país. Segundo ele, o governo do PT deixa uma “herança maldita” ao sucessor. Aécio disse que quer resgatar a capacidade dos Estados se desenvolverem. Para o tucano, a pobreza não é apenas uma privação de renda, mas também de serviços e oportunidades. Aécio prometeu aprimorar os programas sociais que dão certo.
Já Ana Amélia disse que a missão de concorrer ao governo é a mais honrosa e desafiante da sua vida. Salientou que pretende desenvolver uma administração que estabeleça com os gaúchos um ambiente de respeito com a palavra empenhada e de diálogo com a sociedade. Ela também assumiu o compromisso de colocar o Estado a serviço da sociedade e não de um partido político. Ressaltou que a coligação Esperança que Une o Rio Grande foi formada por convergências e não por conveniências. “Se repartirmos o Estado em feudos estaremos frustrando a expectativa da sociedade gaúcha, que quer algo diferente. A ocupação dos cargos será pela qualificação, não pelo interesse dos partidos”, acrescentou. Garantiu também empenho na busca de soluções das demandas da sociedade gaúcha e disse ter absoluta responsabilidade para com o orçamento do Estado. “Não iremos gastar mais do que for arrecadado”, disse, referindo-se à receita do RS, que cresceu 6%, enquanto a despesa aumentou 12%.