170865_G
170866_G
170867_G
170869_G

No fim da tarde desta segunda-feira (14) foi aberta a exposição “São Leopoldo – Berço da Colonização Alemã no Brasil – 190 anos de história”, na Galeria dos Municípios, na Assembleia Legislativa. A mostra está instalada no saguão de entrada do Parlamento, onde ficará até a próxima sexta-feira (18). A entrada é franca.

Durante o ato inaugural, o deputado estadual Lucas Redecker, que viabilizou a realização do evento junto a Assembleia Legislativa, afirmou que este é um dos melhores locais para a realização da exposição, pois “esta é a casa da representatividade, da pluralidade e da diversidade”. Ele destacou ainda a influência que os valores germânicos tiveram na formação da cultura dos gaúchos. “Eles saíram da sua terra para enfrentar um desafio, sem saber o que os aguardava, mas trouxeram sua educação e os seus valores, que nos influenciam até hoje”, afirmou.

O parlamentar, que também é descendente de alemães, enfatizou as histórias que ouviu desde criança sobre as dificuldades enfrentadas pelos alemães não apenas quando chegaram ao RS, mas também durante a II Guerra Mundial, quando estavam proibidos de falar o idioma germânico. “Os soldados agrediam as pessoas, matavam a melhor vaca e faziam tantas outras coisas para obrigá-los a falar em alemão, mas os imigrantes resistiram bravamente”, disse. Redecker afirmou ainda que é uma alegria para o Parlamento receber a exposição, que coincide com a vitória da seleção alemã na Copa do Mundo.

O secretário de Cultura e Turismo de São Leopoldo, Francisco Weimann afirmou que foi com obstinação que os imigrantes alemães chegaram até aqui. “Essa mostra é a marca do empreendedorismo alemão e São Leopoldo é referência nisso. O lema da fé, cultura e trabalho, que é o lema da cidade, é também o da cultura alemã aqui e na própria Alemanha”. O secretário agradeceu, em nome da administração, o espaço dado ao município e convidou todos os presentes para a São Leopoldo Fest, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho.

Após a solenidade, alunos do grupo de danças FrohlicherKreis, da Escola Municipal de Educação Infantil Bem-Me-Quer se apresentaram. Foram entregues ainda placas comemorativas a data para a administração de São Leopoldo e Assembleia Legislativa.