Com a intenção de debater alternativas para o turismo no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Lucas Redecker lança, no dia 1º de abril, a Frente Parlamentar do Turismo. O ato de lançamento ocorre às 13 horas, no Salão Júlio de Castilhos, na Assembleia Legislativa.
De acordo com Redecker, a frente é a continuidade do trabalho iniciado por seu pai, o ex-deputado federal Júlio Redecker. “É um compromisso que ele havia assumido. Pretendo dar continuidade ao projeto, com a intenção de pensar o produto turismo no Estado. O setor gera novos negócios e empregos, movimentando a economia. Precisamos explorar o potencial turístico de cada região”, conta o parlamentar.
A Frente Parlamentar do Turismo vai analisar os problemas de infraestrutura e apresentar sugestões de melhorias nas regiões turísticas do Estado. No Vale do Taquari, por exemplo, a pavimentação da RS 129, entre Roca Sales e Colinas, pode potencializar a exploração do turismo na região. A Rota das Delícias da Colônia, entre Estrela, Colinas e Imigrante, será diretamente beneficiada.
Apesar de possuir eventos consolidados no cenário turístico gaúcho, com serviços de qualidade e opções de entretenimento, a Serra Gaúcha e a região das Hortênsias também são foco da frente. Redecker destaca que é preciso continuar explorando o potencial turístico desses roteiros, com projetos que aprimorem o turismo local, nacional e internacional.
É importante destacar que o crescimento do potencial turístico de outros roteiros como o Litoral, Pampa Gaúcho, Missões e a Fronteira Oeste precisam de ações públicas de estruturação, qualificação e promoção. A frente, explica Redecker, pode auxiliar na elaboração de um projeto estratégico para o desenvolvimento do turismo no Rio Grande do Sul.