Durante a primeira reunião da CPI da Energia Elétrica, na tarde desta segunda-feira (17), os deputados escolheram como vice-presidente da comissão o deputado João Ervino Fisher (PP) e como relator o deputado Catarina Paladini (PSB).
O nome do deputado João Ervino Fischer foi o único indicado pelos parlamentares para o cargo de vice, tendo sido aprovado por unanimidade. Para relator da CPI foram indicados os nomes de Marlon Santos e Catarina Paladini. Os dois deputados receberam o mesmo número de votos, levando o presidente a desempatar em favor do deputado Catarina Paladini.
Na reunião, o presidente da CPI apresentou a sugestão de plano de trabalho, que agora será definida junto com o vice-presidente e relator. Foram votados ainda 81 requerimentos – 55 de autoria do presidente Lucas Redecker e 26 do deputado Altemir Tortelli, sendo que desse total 64 foram aprovados, 05 ficaram prejudicados e 12 foram retirados. O presidente da CPI também manifestou o desejo de ter um canal com a sociedade para o recebimento de denúncias, reclamações e sugestões, que ficarão concentrados em um site que está em construção e deverá entrar no ar nos próximos dias.
Entre os requerimentos aprovados estão a convocação dos presidentes da RGE, CEEE e AES Brasil, além do diretor geral da Aneel e do conselheiro-presidente da Agergs. Há ainda pedidos diversos de informações e convites para entidades e órgãos de defesa da sociedade, como Ministério Público, Defensoria Pública, Procon/RS, entre outros.
No encerramento dos trabalhos, Redecker avaliou a primeira reunião como muito produtiva. Para o parlamentar, o comportamento das bancadas está demonstrando que o enfoque técnico deverá prevalecer, o que é muito positivo. “Avançamos com a aprovação de convocações e pedidos de informações importantes. Nos próximos dias deveremos bater o martelo quanto ao plano de trabalho, bem como definir as reuniões regionais que a CPI deverá ter”.
A próxima reunião da CPI ocorrerá na próxima segunda-feira, às 14 horas, na Assembleia Legislativa.