Ao encerrar a primeira metade do meu mandato, no início de 2013, percebi que esta era uma excelente oportunidade para prestar contas à sociedade do trabalho até aqui realizado. Por isso, eu e meu gabinete parlamentar iniciamos um roteiro por diversas regiões do Estado ao longo do ano, para mostrar as principais realizações mas, principalmente, para ouvir a sociedade e saber o que ela ainda espera de mim até o fim deste mandato.
Esse roteiro de prestação de contas é pioneiro no Legislativo e tem tido uma excelente receptividade junto às regiões visitadas. Cada encontro tem reunido um grande público, formado essencialmente por lideranças comunitárias, entidades de classe, além de lideranças políticas. E em todas essas ocasiões tenho reafirmado que os valores que norteiam a minha atuação são trabalho, transparência, resultado, idoneidade, ética, respeito às pessoas e compromisso com o Rio Grande. A minha missão e do meu gabinete é atender com a maior excelência possível todos os gaúchos e contribuir para o desenvolvimento do Estado e para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Dentro deste contexto, tenho priorizado áreas que estão carentes de investimentos, mas também me dedicado a buscar uma maior transparência nas finanças públicas e combatido o endividamento crescente proporcionado pelo governador Tarso Genro, o que corrói a capacidade de investimento do setor público em áreas prioritárias para os gaúchos.
Com relação a saúde, especificamente, está em tramitação o projeto de lei de minha autoria, que isenta de ICMS as contas de água, luz, gás e telefone dos hospitais e entidades filantrópicas do RS, hoje responsáveis pelo atendimento de 75% dos pacientes do SUS e que enfrentam uma severa crise financeira. Esse é apenas um de diversos projetos de lei que apresentei, onde também destaco a proposta que transforma o trabalho desenvolvido pelas APAEs numa política pública de Estado, uma vez que elas estão ameaçadas de serem fechadas, devido a uma proposta do governo federal que está tramitando no Senado.
Outra proposta de minha autoria, esta aprovada por unanimidade pelos deputados, há poucos dias, obriga as operadoras de telefonia móvel a publicar na internet o extrato detalhado das contas de telefones pré-pagos. É um avanço na relação de consumo, porque até hoje só as empresas tinham as informações. Agora é a vez do cliente. Atualmente, de cada dez linhas, sete são pré-pagas, de um contingente de 10 milhões de linhas no RS. As empresas terão 180 dias para se adaptar a partir da sanção do governador, o que deverá ocorrer nos próximos dias.
Por fim, é interessante frisar que estamos em sintomia com os anseios da sociedade, pois tenho feito do trabalho, da assiduidade e da transparência marcas de meu mandato. Um abraço, com o desejo de saúde e paz,
Lucas Redecker
Deputado Estadual
Líder do PSDB na AL