A direção do Hospital Ouro Branco informou ao deputado estadual Lucas Redecker, que já está na conta da instituição R$ 100 mil provenientes de emenda apresentada pelo parlamentar ao Orçamento do Estado de 2012. Na última quinta-feira (11), Redecker esteve visitando o hospital, quando conversou com a direção e colocou-se novamente à disposição.
De acordo com o diretor do hospital, André Lagemann, está em fase de licitação a aquisição de macas, camas de emergência, 5 monitores multiparamétricos, uma mesa de parto normal, camas de recuperação, carro de emergência equipado, entre outros equipamentos. “Esses investimentos serão revertidos em benefício dos pacientes do SUS, que hoje representam 87% dos nossos atendimentos diários”, afirmou ele. Lagemann também pediu o apoio de Redecker na busca dos recursos para a construção da UTI, que recebeu 15 mil votos durante a Consulta Popular e é uma prioridade regional. “Queremos que ele (o hospital) seja o melhor e estamos trabalhando para melhorá-lo”, afirmou.
Redecker aproveitou a ocasião para informar que está tramitando na Assembleia o projeto de lei de sua autoria que isenta de ICMS as contas de água, luz, telefone e gás dos hospitais filantrópicos, que passam por dificuldades financeiras. Esses hospitais, de acordo com Redecker, são responsáveis pelo atendimento de pelo menos 75% dos pacientes do SUS no RS. Redecker pediu apoio à proposta.
Atualmente, o Hospital Ouro Branco tem 200 funcionários, um corpo clínico de 27 médicos e realiza 3 mil consultas por mês. A instituição também é referência na realização de cirurgias de varizes para 12 municípios, referência em cirurgia cardíaca para 22 municípios, entre outros.
Participaram do encontro também Nelson Redecker e Adelmo Osterkamp, da Associação Beneficente Ouro Branco; o diretor do corpo clínico, médico Rodrigo Dallegrave; os vereadores Marco Aurélio Borges de Quadros e Marcelo Brentano, além do ex-vereador Jonatan Bronstrup.