O Grande Expediente Especial da sessão plenária dessa quarta-feira (24) homenageou os 180 anos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Atualmente, a IENH conta com 1.850 alunos, distribuídos em quatro Unidades de Ensino: Pindorama, Oswaldo Cruz, Fundação Evangélica e Igrejinha, que oferecem cursos da Educação Infantil ao Ensino Superior. E integra a Rede Sinodal de Educação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. 

O deputado Lucas Redecker (PSDB) foi o proponente da homenagem, mas convidou seus colegas da região, os deputados Luís Lauermann (PT), João Fischer (PP) e Giovani Feltes (PMDB), para compartilharem o Grande Expediente Especial. 

“Os imigrantes alemães deixaram um legado de compromisso com a educação, criando inúmeras escolas para que os filhos pudessem estudar. E estas instituições educacionais foram decisivas para o surgimento dos núcleos de colonização e, consequentemente, para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, destacou Redecker. “Mas antes de chegar ao patamar em que hoje se encontra, muitos momentos marcaram a história da Instituição, como a prisão de diretores da escola por falarem a língua alemã durante a II Guerra Mundial”, relembrou. 

Ao longo de 180 anos, a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo vem formando as principais lideranças e potenciais intelectuais em diferentes segmentos do Vale do Sinos. Redecker destacou que a IENH é um espaço de educação com valores e vivências cristãs, com ênfase na liderança, no empreendedorismo e na responsabilidade socioambiental. 

O parlamentar tucano também ressaltou o trabalho da Instituição de promover a igualdade de condições e a garantia de direitos fundamentais, investido em programas e projetos em diversos bairros da cidade de Novo Hamburgo, atingindo crianças, jovens, adultos e idosos. 

Redecker fez ainda um agradecimento pessoal à Instituição, pela qual passaram grande parte de seus familiares. 

Lauermann enfatizou o espírito coletivo 

O deputado Luis Lauermann (PT) procurou dar ênfase ao que chamou de essência da instituição: o espírito coletivo e o esforço de todos pelo desenvolvimento comum. Para o deputado petista, a escola, que foi uma das primeiras do Estado, é fundamental para manter as tradições, servir como exemplo de força de um povo determinado a crescer para as novas gerações. 

Fischer salientou a união da tradição com a inovação 

O deputado João Fischer (PP) lembrou que a Instituição é destaque do país e faz juz ao seu slogan “formando novos líderes para o mundo”. Fischer salientou que a IENH une tradição e inovação, sendo referência em todas as áreas que atua. 

Feltes resgatou trajetória da instituição 

O deputado Giovani Feltes (PMDB) resgatou a trajetória da Instituição de ensino que considerou brilhante. “É possível, sim, fazer educação com excelência”, pontuou. 

O Grande Expediente Especial foi encerrado com as crianças do Instituto cantando as músicas Vida e Vou deixar minha luz brilhar, conduzidas pela professora Michele Batista. 

Apartes 

Manifestaram-se, em apartes, os deputados Miki Breier (PSB), Zilá Breitenbach (PSDB), Raul Pont (PT), Jurandir Maciel (PTB) e Gilmar Sossella (PDT). 

Presenças 

Prestigiaram o Grande Expediente Especial, o diretor-geral da IENH, Seno Leonhardt; o presidente da mantenedora da IENH, Afonso Frölich; a vice-prefeita Novo Hamburgo, Lorena Mayer, e secretários municipais; o representante da Câmara de Vereadores de NH, Raul Cassel; e representantes Casa Civil, Fenep, Fundação Semear, Grupo Sinos, além de ex-presidentes, professores, funcionários e alunos da IENH.