O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:
Quero agradecer a intervenção do deputado Daniel Bordignon, que nos proporciona darmos continuidade ao debate, que é salutar. Esta Casa tem essa função.
Deputado Daniel Bordignon, aproveito a sua presença para pedir-lhe que intervenha junto ao governo no sentido de atender às demandas da Consulta Popular nos Vales do Caí e do Taquari. No Vale do Taquari, houve 0% de execução orçamentária, sendo que a previsão era de 6 milhões de reais. No Vale dos Sinos, houve 15% de execução, e na Região Metropolitana 7,93%.
Espero que o governo de fato dê atenção à Consulta Popular, que é um instrumento importante no Estado do Rio Grande do Sul uma vez que, por meio dela, as pessoas têm condições de informar ao governo as suas necessidades no dia a dia.
Tenho certeza de que será dada a atenção necessária à questão por parte de V. Exa. e do governador Tarso Genro. Essa é uma preocupação da nossa bancada, que vem acompanhando, dia a dia, tudo o que acontece em termos de execução orçamentária do governo e, acima de tudo, o empenho em cada setor.
Temos algumas preocupações, até porque somos representantes de todo o Estado, mas especialmente de algumas regiões.
Quanto à referência à senadora Marta Suplicy, deputado Daniel Bordignon, quero reiterar que nunca disse que ela não é uma liderança. Ela é, sim, uma liderança. É uma senadora da República, teve votos para isso e representa o Estado de São Paulo. Apenas li uma notícia publicada em Zero Hora em que está dito que a senadora ganhou a vaga de ministra em virtude do seu apoio ao Haddad.
Agora lembrei-me – até havia esquecido – que o Osvaldo Garcia foi indicado para a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades pelo Paulo Maluf em troca do apoio ao Haddad. Isso foi noticiado um ou dois dias depois de fechado o apoio.
Tenho certeza de que o governo é responsável ao avaliar se as pessoas indicadas para ocupar cargos são boas ou não. Mas estamos aqui fazendo o nosso papel de oposição, que é o de fiscalizar e apontar.
Fico feliz em poder dialogar acerca dessas questões com V. Exa., deputado Daniel Bordignon. Muito obrigado. (Não revisado pelo orador.)