O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento da oradora)
Saúdo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde; o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi; o secretário de Estado de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, neste ato representando o governador do Estado, Tarso Genro; o deputado federal Alexandre Roso; o representante da Câmara de Vereadores de São Leopoldo, vereador Ary Moura; o vice-reitor da Unisinos, padre José Ivo Follmann.
Cumprimento especialmente V. Exa., deputada Ana Affonso, proponente deste grande expediente.
Em nome da bancada do PSDB e por ser hamburguense, vizinho de São Leopoldo, faço questão de fazer este aparte para parabenizar a nobre deputada pela justa homenagem.
São Leopoldo é a cidade-berço da colonização alemã, que trouxe uma nova geração para povoar aquela região juntamente com muitos outros povos que vieram da Europa e de diversos cantos do mundo para o Estado do Rio Grande do Sul.
A colonização alemã marcou data e época. Como descendente de alemães, sei que a miscigenação de raças faz muito bem ao Rio Grande do Sul e ao Brasil.
Os alemãs ajudaram São Leopoldo a ser uma cidade pujante – ao completar 187 anos, é um orgulho para o Rio Grande do Sul.
São Leopoldo tem um dos 10 maiores PIBs do Estado. Além de polo tecnológico e industrial muito grande, é polo de ensino no qual temos uma referência, a Unisinos, universidade da qual tive a oportunidade de ser aluno. É uma cidade onde está parte do Exército do Estado do Rio Grande do Sul, dos batalhões que representam o nosso País.
São Leopoldo só tem a agregar e, sobretudo, a orgulhar o Estado do Rio Grande do Sul por tudo que representa e pelos descendentes de todos os povos que lá estão. A miscigenação faz de São Leopoldo uma grande cidade. O Rio Grande do Sul orgulha-se dela e de toda a região à beira da margem do rio dos Sinos, que nos trouxe e, tenho certeza, continuará trazendo muitas coisas boas ao Estado do Rio Grande do Sul.