O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Quero cumprimentar o deputado Paulo Odone, que ora preside esta sessão, e o deputado João Fischer em nome da bancada do PSDB.
Agradeço à deputada Zilá Breitenbach por me ceder a condição de fazer este aparte, que solicitei exclusivamente em virtude da admiração que tenho, há muito tempo, pelo trabalho de V. Exa., deputado João Fischer. Somos da mesma região e trabalhamos, muitas vezes, na mesma linha e em conjunto, em benefício da nossa comunidade.
O custo Brasil é um debate antigo que deveria ter acabado há muito tempo, mas que o deputado João Fischer traz com muita propriedade a este Parlamento, porque conhece, principalmente pelo setor empresarial, não só por quem produz, mas por quem trabalha, por quem é empregado, por aqueles que constroem, de fato, o nosso País, as necessidades que temos.
Muito foi dito aqui, deputado João Fischer, por V. Exa., com muita sabedoria e consistência, mas gostaria de falar de fato sobre a questão dos presídios, que o deputado Miki Breier também referiu.
Na segunda-feira passada, na capa do Jornal NH, foram publicadas – e V. Exa. comentou aqui – as fotos de uma grande reportagem feita no presídio de Novo Hamburgo, onde detentos entram e saem pulando o muro, na hora em que querem, e recebem encomendas de motoboys, levando drogas e outras coisas, muitas vezes até telefones celulares entram e saem normalmente do presídio.
O jornal relata muito bem que as pessoas entram e saem livremente do presídio de Novo Hamburgo. Espero que essa não seja a realidade de outros presídios do Estado do Rio Grande do Sul, porque isso nos preocupa muito.
Aquela história que se conta muitas vezes nas comunidades, de que em torno do presídio se terá mais segurança em virtude do aumento de carros policiais e da própria segurança do presídio, não é o que está acontecendo em Novo Hamburgo. A comunidade está literalmente apavorada com a falta de segurança, porque há pessoas saindo das celas e andando livremente. Como V. Exa. disse, muitas vezes essas pessoas saem à noite para ir a bailões, e chegam a ser ajudadas depois a subir o muro porque beberam.
Esses pontos levantados por V. Exa. são importantes para que possamos alertar o governo e também este Parlamento para esse debate.
Que possamos diminuir o custo Brasil para quem produz, a fim de parar de importar e passar a exportar mais, beneficiando quem quer produzir e ver o nosso País se desenvolvendo.
Parabéns, deputado João Fischer, em nome da bancada do PSDB.