O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exas. permitem um aparte? (assentimento dos oradores)
Cumprimento o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal; os representantes da Convenção Nacional das Igrejas Batistas Independentes, o pastor José Lima e a Sra. Nair Lima; o presidente da Convenção Regional das Igrejas Independentes do Estado do Rio Grande do Sul, pastor Edelar Oneide Rzigoski; o representante da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Carlos Todeschini; o secretário-geral do Partido Social Cristão, pastor Getúlio Vargas; a ex-presidente da Convenção Regional do Rio Grande do Sul, pastora Rosa Maria Valadão; os parlamentares e o público que aqui estão.
Em nome da bancada do PSDB – integrada pelos deputados Pedro Pereira, Adilson Troca, Zilá Breitenbach, Jorge Pozzobom e por mim – gostaria de parabenizar os proponentes deste grande expediente – a deputada Marisa Formolo e o deputado Alexandre Lindenmeyer – pela homenagem que realizam neste centenário das Igrejas Batistas Independentes do Brasil. E, enquanto ouvia o pronunciamento de V. Exas, fiquei olhando o nosso telão e tomando conhecimento de tudo o que a Igreja Batista vem realizando, não apenas na sua condição de igreja, de levar a palavra, buscar a fé e converter pessoas, mas, acima de tudo, no seu papel social.
Como evangélico luterano, muitas vezes acompanhei o trabalho da minha igreja e de tantas outras com as quais convivemos. Elas desempenham um papel social em centros educacionais e em projetos sociais que seriam de responsabilidade do governo. As igrejas suprem a necessidade do governo nas comunidades mais pobres.
Por isso é muito importante a homenagem que presta o nosso Parlamento ao centenário das Igrejas Batistas e ao fomento do crescimento das igrejas evangélicas, que vêm ocupando grande espaço não só no Rio Grande do Sul, mas no Brasil e no mundo.
Como disse o deputado Carlos Gomes, há diversos projetos na Casa voltados às igrejas. Um deles inclui a música gospel na Lei de Incentivo à Cultura. O projeto já foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça e em breve será apreciado no plenário. Aproveito para pedir o apoio dos colegas deputados para sua aprovação, a fim de difundirmos também a música gospel.
Parabéns a todos, em nome da bancada do PSDB. Mais 100 anos às Igrejas Batistas Independentes!