O Sr. Lucas Redecker (PSDB) – V. Exa. permite um aparte? (assentimento do orador)
Saúdo o presidente, deputado Alexandre Postal; o presidente do Instituto Cultural Português, Antonio Soares; os fundadores do instituto, Sr. Leandro Telles e Sr. João Martins, e os demais diretores aqui presentes; o presidente da Casa de Portugal, Antônio David Santos da Graça; o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco; o vice-presidente da Fecomércio, Nelson Lídio Nunes; e o deputado José Sperotto, proponente deste grande expediente.
Em nome da bancada do PSDB, deputado José Sperotto, parabenizo V. Exa. por propor esta homenagem aos 259 anos da chegada dos açorianos e a ela me integro.
Embora eu não tenha nascido em Taquari – sou de Novo Hamburgo –, fui morar lá bem jovem, haja vista minha família toda – inclusive meu pai – ser natural daquela cidade.
Nós, de tradição germânica, somos intrinsecamente ligados à cultura açoriana. Participo, todos os anos, do Natal Açoriano, muito bem cultivado no Município de Taquari, independentemente do prefeito ou do partido que o esteja administrando. Essa festa consegue nos mostrar um pouco da cultura açoriana e o que ela representa na vida de diversas pessoas e na cultura do Rio Grande do Sul.
Nós, que, dia a dia, convivemos com a cultura açoriana, podemos constatar que seus descendentes são pessoas hospitaleiras e que cultivam a sua cultura mesmo após 259 anos da chegada dos primeiros imigrantes ao nosso Estado.
Tenho certeza de que seus descendentes têm orgulho de sua origem por se tratar de um povo trabalhador, progressista e que muito contribuiu para o Rio Grande do Sul.
Por isso, em nome da bancada do PSDB, parabenizo-o, deputado José Sperotto. Sinto-me muito honrado por ser um dos deputados que, de certa forma, também representam os cidadãos e cidadãs de cultura açoriana. Muito obrigado.