O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:

 

Estamos discutindo há bastante tempo, mais precisamente desde as 14 horas. Isso me faz indagar por que fomos eleitos, por que estamos aqui.

 

Tenho a certeza de que aqui nos encontramos pela vontade de exercer a função de legisladores, de representar milhares de vozes e pessoas deste Estado.

 

Representando regiões e cidades, viemos aqui para ter a oportunidade de discutir o que pensamos e o que pensam aqueles a quem representamos. Há diversos projetos aos quais nós, da oposição, daremos o nosso voto favorável; há outros tantos que terão o nosso voto contrário. Pedimos apenas que a situação reavalie e retire esse pedido de preferência.

 

Queremos votar a favor, mas assim como representamos parte da sociedade e estamos trazendo emendas para que possamos contribuir com o projeto, precisamos de condições para o diálogo, aquilo para o qual fomos eleitos a exercer nesta Casa.

 

A situação hoje faz o pedido de preferência que o governo anterior, do meu partido, pedia. Por favor, deem o bom exemplo. Não façam agora aquilo que criticavam. Deem o exemplo ao contrário, para que possamos ter aqui uma Casa do diálogo, possamos legislar e, acima de tudo, representar pessoas e regiões, a fim de engrandecer o Rio Grande do Sul, ter um Estado próspero, do qual possamos cada vez mais nos orgulhar. Entretanto, sem sermos radicais, e isso está acontecendo agora.

 

Queremos discutir as emendas no plenário, mas não temos essa oportunidade. Estão cerceando a possibilidade de a oposição discutir, mesmo que seja derrotada. Não há problema se as nossas emendas não forem aprovadas, mas queremos ter a oportunidade de discuti-las aqui. Fomos eleitos para isso. Fomos eleitos para representar e ter voz dentro deste Parlamento, coisa que não está acontecendo.

 

Peço encarecidamente que a situação retire o pedido de preferência. Por favor, deem o exemplo e não façam aquilo que tanto criticavam no governo passado. Muito obrigado. (Não revisado pelo orador.)