O SR. LUCAS REDECKER (PSDB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados:
Hoje e ontem a pauta de discussões tem girado em torno do piso salarial nacional dos professores e da proposta que o governo estadual enviou para cá. Desde cedo, estamos debatendo esse tema com as bancadas tanto de oposição como da base do governo, diálogo aberto pelo líder do governo, deputado Valdeci Oliveira.
Vinculado a isso, deputado Valdeci Oliveira, recebemos hoje, durante o dia, nos gabinetes parlamentares, a visita de representantes do Cpers-Sindicato, que, no mesmo sentido do que já haviam dito ao governo ontem à noite, nos pediram uma semana de prazo para que o governo pudesse estudar e apresentar uma nova proposta, reanalisando o projeto já apresentado.
Em virtude do pedido do Cpers-Sindicato e do líder do governo, nós, do PSDB – e, tenho a convicção pela conversa que mantivemos aqui, dos deputados de outros partidos da oposição –, por acerto, não daremos quórum justamente para permitir essa condição da discussão da matéria por mais uma semana. O deputado Valdeci Oliveira nos disse que, na próxima sexta-feira, haverá uma reunião entre o governo e o sindicato dos professores do Estado do Rio Grande do Sul.
Assim, aguardaremos, tendo em vista que já debatemos por diversas vezes o mérito da proposta desta tribuna e estamos aptos – tanto os deputados de situação como os de oposição – a apreciá-la.
Acima de tudo, colocamos em primeiro lugar os professores do Estado do Rio Grande do Sul.
Em virtude do pedido que nos faz aqui o líder do governo para que possamos dar um prazo ao debate desse projeto, evidentemente que não teríamos como deixar de contribuir para melhoria do ensino do Estado do Rio Grande do Sul.
Os deputados Frederico Antunes e Paulo Odone já se manifestaram nessa mesma linha.
Nós, da bancada do PSDB, por termos esse compromisso com o objetivo de que se pague o piso nacional estipulado e imposto por lei federal, não daremos quórum para a votação nesta semana para que possamos propiciar o debate entre o governo e a categoria.
Posteriormente, voltaremos a discutir a matéria na Casa ou com a retirada do regime de urgência, ou com o envio de um novo projeto.
Enfim, isso quem irá debater é o governo e a categoria.
Deputado Valdeci Oliveira, estamos à disposição para contribuir com propostas e ideias se V. Exas. considerarem conveniente a contribuição da oposição.
Agradeço pela condição de ampliarmos esse debate. Nós, como bancada de oposição, somos favoráveis à ampliação do debate em defesa dos interesses dos professores. Muito obrigado, Sr. Presidente. (Não revisado pelo orador.)