Na Secretaria Estadual da Agricultura foi realizada reunião na tarde de 23 de agosto para tratar sobre o transporte de equinos dentro do Rio Grande do Sul. A intenção é tornar o deslocamento de animais menos burocrático. O líder da Bancada do PSDB na Assembleia Legislativa, deputado Lucas Redecker, esteve presente no encontro. Entre as sugestões levantadas está a criação de um aplicativo, que seria usado no momento do transporte dos animais, a exemplo do que ocorre atualmente com a GTA (Guia de Transporte Animal). A iniciativa está em análise na secretaria de Agricultura do Estado. Esse e outros assuntos também foram tema de audiência do deputado com o Sindicato dos Médicos Veterinários do RS.

Audiências públicas aprovadas

Na área da infraestrutura, a pedido do deputado estadual Lucas Redecker, a Comissão de Assuntos Municipais aprovou requerimento autorizando a realização de audiência pública sobre a extensão da BR 448. Redecker argumenta que a mobilização é fundamental para a inclusão dos recursos no orçamento da União, bem como a obra é de extrema importância não apenas para o Vale dos Sinos, mas também Vale do Caí, Serra e outras regiões. “Esse debate não é de um ou dois deputados, é de todo o Parlamento, em virtude da sua importância para o RS. Depois de pronto o lote 2, vamos buscar o lote 3”, argumentou Redecker.

Ainda na Comissão de assuntos Municipais, Redecker também teve aprovado o requerimento para tratar sobre as obras da ponte na Avenida dos Municípios. Ao defender a aprovação do requerimento, Redecker argumentou para os colegas deputados que a obra vem se arrastando há décadas, sem que tenha sido concluída. “Essa ponte é esperada há mais de 20 anos e atravessou vários governos. Ela é o símbolo do descaso do Estado com o Vale dos sinos. A responsabilidade pela conclusão da obra veio parar neste Parlamento, então é importante deixar claro o que está acontecendo, como vai se desenrolar e quando vai terminar esta obra”.

A ponte sobre o arroio Pampa tem 44 metros de comprimento e 12,6 m de largura. O investimento é de R$ 1.198.218,55 milhões do Tesouro do Estado. A ponte é importante para a região do Vale do Sinos, porque liga os municípios de Sapiranga, Campo Bom e Novo Hamburgo a partir do acesso pela ERS-239. Ao longo das duas décadas de espera, vários entraves ocorreram, como uma disputa judicial na desapropriação da área de terras, o deslocamento de uma rede elétrica, além da necessidade de ajustes essenciais no projeto.