Para comemorar os 10 Anos de Energia Eólica no Rio Grande do Sul, a Elecnor Brasil e Secretaria de Minas e Energia (SME), promoverão o Seminário ‘Realidade e Desafios para o Futuro’, que será realizado no Complexo Eólico de Osório, na próxima quarta-feira, 30. Destinado a entidades públicas e privadas do setor, o Seminário contará com palestras do secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, do diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Amilcar Guerreiro, do diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Eduardo Barata, e do secretário-adjunto do Ministério de Minas e Energia (MME), Moacir Carlos Bertol. Além disso, acontecerá a inauguração o Centro de Visitantes e Interpretação de Energia.

O evento marca os 10 Anos de Energia Eólica no Rio Grande do Sul. Inaugurado em 2006, o Complexo Eólico de Osório – o primeiro do estado – é referência internacional no segmento de geração de energia renovável e sustentabilidade. Por muito tempo o Complexo foi o maior empreendimento eólico do hemisfério sul e, atualmente, segue em uma posição de destaque entre os maiores empreendimentos do continente, contando com 173 turbinas eólicas distribuídas nos parques de Osório (148) e Palmares do Sul (25), todas controladas desde o Centro Integrado de Operações e Controle de Osório que atua de forma ininterrupta (24 horas).

Além das palestras do Seminário ‘Realidade e Desafios para o Futuro’, que discutirá o planejamento e os rumos da geração, transmissão e distribuição elétrica no estado, acontecerá a inauguração do Centro de Visitantes e Interpretação de Energia do Complexo Eólico de Osório. O Centro levará ao público informações sobre a produção de energia eólica com demonstrações realizadas pelos técnicos do Complexo. Os visitantes também podem apreciar as belezas naturais da região.

É importante frisar que este Evento não acarreta gastos ao erário. Os custos de realização – tanto do Seminário quanto para a Inauguração – serão 100% arcados pela Elecnor Brasil, que convidou a Secretária de Minas e Energia para ser um dos anfitriões da comemoração. Isso se deu pelo reconhecimento dos esforços realizados pelo órgão estadual desde sua recriação, em 2015, com a elaboração de estudos sobre os potenciais energéticos do estado e os programas de incentivo a empreendimentos do setor. Além disso, o evento marca o pontapé inicial do maior objetivo da Secretaria, a participação do Rio Grande do Sul nos Leilões de Energia a partir de 2017.