DSC_0209
DSC_0029
Regularizar a situação de um dos principais pontos turísticos do município é o desafio que a prefeitura de Santa Maria do Herval quer vencer depois de anos de tentativas. Nesta sexta-feira (21) foi realizada no município uma reunião para dar início ao processo para transformar a Barragem da Cascata do Herval, onde fica a Usina Hidrelétrica de Santa Maria do Herval, de propriedade da CEEE, em espaço de visitação turística.

O encontro ocorreu no centro administrativo e contou com a presença dos secretários estaduais de Minas e Energia, Lucas Redecker, e de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, do prefeito Rodrigo Fritzen e do diretor-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Paulo de Tarso Pinheiro Machado.

Ficou acertado que na próxima quinta-feira técnicos de todos os órgãos envolvidos com o assunto terão uma reunião na sede da CEEE, em Porte Alegre, para começar a pôr no papel o projeto. A intenção é colocar a Cascata do Herval no roteiro estadual de turismo, garantindo a segurança dos visitantes e a integridade do meio ambiente.

Redecker disse que não vê motivos para não abrir o local para visitação, mas quer garantias de que ele oferece todas as condições de segurança para os visitantes. Conforme Redecker, a Secretaria de Minas e Energia e a CEEE estão atuando para que seja possível a cedência da área para a administração da prefeitura, porém, isso ainda depende de decisão da Aneel, pois o setor elétrico é um dos mais regulados do país.

Já o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, afirmou que é parceiro da demanda do município, pois o turismo tem um impacto positivo em toda cadeia produtiva, gerando emprego e incrementando a economia local. “Nosso trabalho hoje é para transformar a Cascata do Herval em potencial turístico, garantindo ao Município um produto que traga desenvolvimento e identidade para a região”.

O prefeito considerou o debate produtivo e está confiante que o município vai conseguir deixar em dia o espaço para os turistas. “Só eu estou tentando há sete anos regularizar essa situação, Pela primeira vez, eu senti os discursos convertendo para o mesmo ponto”. O diretor-presidente da CEEE disse que a companhia apoia a iniciativa, desde que todas as normas previstas em lei sejam cumpridas. Já o vice-prefeito, Adriano Lechner, disse que todos os anos, sempre que acontece a Kartoffelfest, vem ao município esperando poder visitar a cascata, que é um dos símbolos do município e que está presente em todos os materiais de divulgação de Santa Maria do Herval.

O presidente da CEEE disse que existe uma grande oportunidade no município, porém, afirmou, é preciso fazer uma construção técnica que aporte todas as questões legais envolvidas, pois a usina é de responsabilidade da CEEE. Ele ainda sugeriu que o Ministério Público seja convidado a participar das tratativas.

A Usina Hidrelétrica de Santa Maria do Herval foi inaugurada em 1941. O município possui mais de 50 quedas d’água, sendo que a que mais se destaca é a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre.

DSC_0142