O secretário de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, Lucas Redecker, esteve em Candiota no último sábado (18), onde visitou as minas da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), empresa vinculada à SME.

Redecker tem destacado que o carvão mineral é uma das maiores riquezas do Rio Grande do Sul, uma vez que em solo gaúcho estão mais de 90% das reservas nacionais. Neste sentido, destacou o secretário, está em fase de elaboração o Plano Estadual de Mineração, que vai evidenciar onde está este potencial e como ele pode ser melhor explorado. “Eu sou um dos maiores entusiastas do carvão gaúcho. É um bem precioso que nós temos e que precisamos aproveitar melhor. Aliado a isso, a tecnologia evoluiu muitos nos últimos anos e minimiza o impacto ambiental”, acrescentou.

Todos os meses, a CRM extrai em Candiota cerca de 208 mil toneladas de carvão mineral. Por ano, nas fases A e B são extraídas 800 mil toneladas de carvão, enquanto na fase C são cerca de 1,6 milhão de toneladas.

Durante a visita, o secretário esteve acompanhado do diretor Administrativo da CRM, Ricardo Guimarães; do superintendente da mina, engenheiro André Felipe; do gerente de mineração, engenheiro Douglas Loureiro e do gerente administrativo da mina, Edegar Rodrigues.