Nesta terça-feira (26), o governador em exercício José Paulo Cairoli, e o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, receberam o representante do estado de Indiana (EUA), Diego Morales, no Palácio Piratini. A visita, além de uma cortesia, também teve como objetivo prospectar possíveis investimentos no Estado, por isso foram apresentadas algumas informações sobre a produção econômica gaúcha. Indiana é um estado americano “irmão” do Rio Grande do Sul.

Morales ressaltou que, dentre os quatro estados “irmãos” de Indiana, o Rio Grande do Sul é o mais especial, por uma série de fatores, “que vão desde a identidade em termos de produção, até a cultura”, acrescentou. E contou que o fato de o Estado ser considerado “irmão” de Indiana remonta aos anos 60. “Mas, com o passar do tempo esta condição ficou meio de lado, mas agora queremos retomar nossas relações e intensificar o intercâmbio não somente cultural, mas também econômico”, acrescentou.

Representando o governador de Indiana, Michael Pencel, que está em campanha eleitoral e não pode vir, Morales permanecerá uma semana no estado onde, além de conhecer várias regiões, tem como missão principal conhecer a serra e os vinhedos, assim como empresas metalúrgicas e outras. “Quero levar para os Estados Unidos o que o Rio Grande do Sul pode oferecer para que estudemos possíveis parcerias econômicas, infra-estrutura como estradas e, claro, culturais”, enfatizou. A política de combate às drogas também foi citada pelo representante como um dos polos de interesse para ser levado à Indiana.

O governador em exercício, ao agradecer a visita, ressaltou a importância de intercâmbios com outros países, “a fim de promovermos o desenvolvimento do Rio Grande do Sul”. Conforme Cairoli, a efetivação de parcerias público-privadas é um excelente meio para incrementar o desenvolvimento. Cairoli ainda explicou a importância do setor primário para a economia do Estado, “que chega a 42% do PIB, assim como temos o segundo maior parque industrial, especialmente na área de implementos agrícolas, sem falar na imensa diversidade – caso, por exemplo, do setor de vinhos e espumantes que cresce e é reconhecido cada vez mais”.

Outros polos econômicos também lembrados como a indústria automobilística, de transportes, e o cluster de indústrias e centro de pesquisas no segmento de saúde que será instalado em São Leopoldo. Cairoli convidou o representante de Indiana para vir à Expointer, em agosto próximo.

Participaram do encontro os secretários-adjuntos de Minas e Energia, Artur Lemos Junior; da Agricultura, Pecuária e Irrigação, André Petry; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato Oliveira; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ibere de Mesquita Orsi.

Ao final do encontro, Cairoli e Redecker foram presenteados com uma medalha representativa de Indiana, como símbolo da amizade e proximidade entre os dois estados irmãos.