Em reunião na manhã desta terça-feira (17), foram definidos os coordenadores regionais da Consulta Popular na Assembleia Geral do Conselho Regional de Desenvolvimento (COREDE), no Vale do Taquari. Entre os três eleitos está Jonatan Bronstrup, representante da Secretaria de Minas e Energia.

De acordo com Bronstrup, a próxima etapa é a realização de Assembleias Municipais ou Microrregionais nos municípios da região, nas quais serão discutidas e escolhidas as 10 demandas do município que posteriormente irão compor a cédula de votação. No dia da votação, a população escolherá os três projetos prioritários.

Entre as demandas que serão votadas está uma da Secretaria de Minas e Energia, que visa ampliar a rede trifásica no campo, levando energia aos produtores da agricultura familiar. “A rede trifásica garante que a energia elétrica chegue com a força necessária para movimentar as máquinas e equipamentos das propriedades rurais, cada vez mais mecanizadas. É importante lembrar que os sucessivos resultados positivos da nossa balança comercial foram possíveis graças a agricultura, uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Sul”, explica o secretário de Minas e Energia Lucas Redecker.

O Governo do Estado, através da SME, vem elaborando estudos de um programa, denominado Energia Forte no Campo que, devido aos custos estimados em R$ 1,3 bilhão, necessitam de financiamento para sua implementação. Na visão do secretário, a possibilidade de realizar-se um projeto-piloto através do processo da Consulta Popular chega em boa hora e é um bom teste para a sua implementação.