11012015070121tour-autoridades-foto01
O presidente da Couromoda, Francisco Santos, recebeu na manhã de ontem (12), lideranças setoriais e autoridades da área política, como o Vice-Governador do Estado de São Paulo, Márcio França; os deputados Lucas Redecker, (Secretário de Minas e Energia do RS, representando o governador gaúcho José Ivo Sartori); Nelson Marchezan Júnior (representando a Câmara dos Deputados); Fábio Branco (Secretário de Desenvolvimento do RS) e Roberto de Lucena (Secretário do Turismo de SP), entre outros.

O momento, que teve breves pronunciamentos, foi marcado pela disposição de todos os players – indústria, varejo, entidades setoriais e governo – de enfrentar os desafios do novo ano com muito trabalho, inovação e parcerias.

Santos ressaltou a representatividade do evento para o mercado interno. “Agradeço a todos que estão prestigiando o início de uma nova fase da COUROMODA, em novo endereço e nova data, começando no domingo. Com a mudança da feira para o pavilhão Expo Center Norte buscamos oferecer à indústria e ao varejo mais conforto para a realização de negócios. Reforço que a Couromoda  é notadamente uma feira dedicada a atender o amplo mercado brasileiro, já que 90% das coleções aqui apresentadas têm como destino o consumo doméstico. As exportações continuam em pauta e serão retomadas na medida do possível, de acordo com as condições econômicas e de mercado às quais o nosso segmento tem demonstrado uma grande capacidade de adaptação”.

O presidente da Couromoda destacou também a representatividade dos polos produtores de São Paulo, que responde por 38% dos expositores; e do Rio Grande do Sul, que responde por 40%.

O deputado estadual Lucas Redecker (secretário Estadual de Minas e Energia, que representou o governador José Ivo Sartori) deixou uma mensagem de tranquilidade e confiança para o setor de calçados. “É nos momentos de dificuldade que surgem crescimento e desenvolvimento. O governador do Rio Grande do Sul envia uma palavra de otimismo aos empresários e o Estado tem boas perspectivas e mecanismos para apoiar o setor na busca de bons resultados futuros. A Couromoda vem ao encontro de tudo pelo qual o setor trabalha e mostra novas visões para um futuro melhor”.

Na oportunidade, o presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein, ressaltou a força da indústria de calçados. “Reafirmamos a disposição de trabalhar e asseguramos que a indústria calçadista nacional está pronta para superar esse momento de dificuldades e continuar crescendo sempre”.

O presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac), Antoniel Marrachine Lordelo, disse que o varejo brasileiro comemora a mudança de endereço da Couromoda. “A realização da feira neste novo pavilhão, moderno, climatizado e que valoriza o trabalho de todo o setor, demonstra a preocupação da organização com as necessidades e aspirações de lojistas e expositores”. Lordelo qualificou a Couromoda como um “esquenta” para o novo ano de negócios. “Esta é a mais importante feira do setor e nós, lojistas, estamos ávidos para conhecer as novas coleções da indústria, retomando o movimento de um novo ano de negócios”.

O Vice-governador do Estado de São Paulo, Márcio França, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do novo governo, destacou que inovação foi a palavra de ordem destacada pelo governador Geraldo Alckmin, em seu discurso de posse para o quarto mandado à frente do mais desenvolvido estado brasileiro. “Por isso, parabenizo a direção da Couromoda pela inovação na escolha do local, por ter permanecido em São Paulo e por agregar à feira tantas novidades. Reinventar-se é uma das coisas mais difíceis da vida e transformar crise em oportunidade é uma tarefa importante para todos os setores. Apesar dos analistas econômicos e de suas previsões pouco otimistas para o ano de 2015, São Paulo fará a sua parte para mudar a situação e tenho certeza que o setor calçadista também. O governo de São Paulo está atento e é parceiro nas iniciativas de desenvolvimento do setor de calçados”.

fonte: Assessoria de Comunicação Couromoda