_DSC0082

O deputado estadual Lucas Redecker recebeu, nesta quarta-feira, 22, os vereadores de Carazinho Orion Albuquerque, Eduardo Haubert Assis e Erlei Antônio Vieira. No encontro, os vereadores solicitaram ao parlamentar um estudo para a alteração da Lei 9.823/1993, que trata do deslocamento gratuito em transporte coletivo urbano e intermunicipal de policiais militares.

De acordo com Orion, para utilizar o benefício atualmente, os policiais precisam estar devidamente fardados e portando o documento funcional. “Nossa ideia é permitir que o policial obtenha a gratuidade apenas com a apresentação do documento funcional. Deste modo, ele poderá voltar em segurança para casa, dificultando a ação de bandidos contra sua vida”, explica.

Para ressaltar a importância do projeto, os vereadores lembraram o caso do soldado Márcio Ricardo Ribeiro, que foi morto recentemente dentro de um ônibus na zona sul de Porto Alegre. Para Assis, quando um policial volta para casa fardado, torna-se um alvo fácil.

Redecker disse que vai acompanhar a discussão sobre o tema no Parlamento, onde proposta que desobriga policiais do uso de farda da Brigada Militar para ter acesso à gratuidade de passagens de ônibus em viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul foi apresentada no início da semana.