Temperatura agradável e um clima de muita alegria marcaram nesta quinta-feira, 15, a reabertura do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, a maior área verde de lazer de Novo Hamburgo. Centenas de pessoas aproveitaram o feriado para conferir de perto as inúmeras obras de revitalização do local, que passa a contar com uma estrutura preparada para agradar frequentadores de todas as idades. As quadras poliesportivas, os brinquedos para a garotada, novos bancos, sanitários, melhorias nos acessos e nos caminhos centrais foram elogiados pelo público, que aproveitou para passear de bicicleta, tomar chimarrão e caminhar com seus animais de estimação.

“Após 90 dias de muito trabalho e um trabalho integrado entre as secretarias estamos entregando um Parcão renovado, que permite este convívio tão importante com a natureza. Isto é a alma da cidade. Outras melhorias ocorrerão em breve para que a comunidade possa se apropriar desse e de outros espaços públicos”, assinalou a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, durante cerimônia que reuniu secretários municipais, representantes de entidades, políticos e comunidade. Para marcar a data, uma muda de Ipê Roxo foi plantada pela prefeita, pelo secretário de Meio Ambiente, Udo Sarlet, e pelo deputado estadual Lucas Redecker, que representou a Assembleia Legislativa.

“Passamos a contar com mais um parque de qualidade, essencial para que as pessoas possam conviver em sociedade. Novo Hamburgo está de parabéns”, destacou Redecker. Para o secretário Udo Sarlet, a revitalização do Parcão é um fato a ser comemorado. “Somos uma cidade privilegiada em contar com uma área como esta. Este é um local que pertence à população, com uma estrutura qualificada, e que deve ser muito bem aproveitada”, disse Sarlet. A quinta-feira no Parcão também teve atrações especiais, como a Feira da Economia Solidária, feira de adoção de animais, oficinas de bolas e malabares, vivência em circo e bolhas de sabão, intervenções culturais, aulão de dança do PMI e apresentação do Coral Catavida, entre outras atividades.

Fundado em 19 de fevereiro de 1990, o Parque Henrique Luiz Roessler é uma Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável. Visitar o Parcão, que dispõe de 54,1 hectares de vegetação nativa, é entrar em contato com a riqueza da fauna e da flora rio-grandense. Também é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre o ambientalista Roessler, que dá nome para a maior área verde com estrutura de lazer de Novo Hamburgo.

Fonte: Jornal NH