O secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, está mobilizando as comunidades para incluir entre as principais reivindicações da Consulta Popular de 2016/2017 a ampliação da rede trifásica no campo. Segundo Redecker, essa é a principal demanda da sociedade na área de Minas e Energia. A votação da Consulta Popular, promovida pelo governo do Estado, vai ocorrer apenas no mês de julho, mas as reuniões dos Coredes para definição das prioridades das diferentes regiões do Rio Grande do Sul já estão em andamento.

O secretário explicou que durante as reuniões de preparação do Plano Energético, lançado recentemente pelo governo do Estado, todas as regiões consultadas elencaram a ampliação da rede trifásica como uma das maiores prioridades. “As famílias que atuam na agricultura apontaram a necessidade de investimentos nessa área. A rede trifásica é importante pois garante que a energia elétrica chegue com a força suficiente para movimentar as máquinas e os equipamentos das propriedades rurais”, observou.

Redecker lembrou, ainda, que a agricultura deve ser priorizada, pois está entre as principais atividades econômicas do Estado. “Por essa razão, estou pedindo o apoio dos gaúchos para incluirmos a demanda por energia trifásica entre as escolhidas deste ano”, concluiu.