O deputado estadual Lucas Redecker está na Califórnia, nos Estados Unidos. Durante o período de uma semana, o parlamentar terá diversos encontros, com o objetivo de buscar experiências bem sucedidas na área de mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura e de Parcerias Público-Privadas (PPPs). 

A primeira agenda do deputado ocorreu nesta sexta-feira, em San Diego, onde reuniu-se com dirigentes do escritório local de transportes da Califórnia. Após o encontro, ele visitou a Taylor Street, rodovia construída através de PPP e já entregue à população de San Diego. Redecker é presidente da Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público-Privadas e vê nas PPPs uma alternativa para responder às demandas da sociedade por mais infraestrutura. Esse é o caso da ERS-010, principal estrada alternativa a BR 116 que teve a PPP suspensa no início de 2011 pelo atual governo do Estado. Na Universidade da Califórnia, Redecker vai conhecer também os detalhes da PPP que está em andamento para construção do trem de alta velocidade, que deverá cortar o Estado americano no futuro. 

Na agenda consta ainda uma visita ao prefeito de San Diego, ao The Water Conservation Garden, ao San Diego River Conservancy e participação no Seminário de Infraestrutura e Água e PPP, em Los Angeles. Um dos pontos altos da agenda, entretanto, será a visita à Estação de Potabilização de Esgoto no condado de Orange, que é modelo no Estado pela transformação de esgoto em água potável como produto final, e que pode ser provada pelos visitantes da estação. 

Redecker explica que escolheu a Califórnia pelas semelhanças da infraestrutura que o Estado americano tem com a do Rio Grande do Sul, que também é das décadas de 1950 e 1960, carecendo de investimentos. Além disso, explicou, a prefeitura de San Diego, em parceria com o governo, tem desenvolvido programas para conservação da água. “San Diego importa 90% da água dos rios San Joaquin e Colorado através de aquedutos. Há um apelo público enorme para que o consumo seja consciente e para que se busquem alternativas para economizar o consumo e até reciclar a água”, disse.  Ele usou o exemplo ainda das fazendas urbanas, em San Diego, para criar um paralelo com os municípios do Vale dos Sinos, que sofrem com a poluição e os baixos níveis de água do rio Sinos em tempos de estiagem. “Neste sentido, vou visitar o Colorado River Board, que foi estabelecido em 1937 e tem sido um importante instrumento de proteção dos recursos e mananciais provenientes do rio Colorado”, afirmou.