cisne_branco

O deputado estadual Lucas Redecker recebeu nesta quarta-feira, 23, a presidente da Associação do Turismo Náutico, Adriane Hilbig, para tratar de assuntos referentes ao turismo de navegação em Porto Alegre. Adriane relatou as dificuldades do setor na Capital. Ela trouxe como exemplo os problemas enfrentados pelo Cisne Branco, embarcação da qual é proprietária, onde realiza passeios turísticos há 22 anos na cidade. Com o início das obras de revitalização do Cais Mauá, está tendo problemas para continuar a operar.

De acordo com Adriane, a Porto Cais Mauá do Brasil, empresa responsável pela obra, quer que o Cisne Branco atraque em outro local durante o período da revitalização. “A sugestão seria ficar temporariamente no Gasômetro. Entendemos este momento transitório. Entretanto, não há estrutura para amarração nem podemos garantir segurança para embarque e desembarque. Nos propomos arcar com os custos do empreendimento. Entretanto já há um projeto para a área, o que inviabilizaria o investimento”, explica. O Cisne Branco possui 40 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros, o que dificultaria a utilização do Gasômetro como ponto de saídas e chegadas.

Redecker, que é presidente da Frente Parlamentar do Turismo, disse que vai analisar a questão. “É um problema pontual que se reflete no turismo náutico da região. Vamos buscar uma solução, em conjunto com a prefeitura de Porto Alegre”, explica.