A prefeitura de Santa Maria do Herval apresentou ao secretário de Minas e Energia Lucas Redecker e ao secretário do Turismo, Juvir Costela, além do presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, a proposta de projeto turístico a ser implantada junto a Cascata do Herval, de propriedade da CEEE.

De acordo com a proposta, o objetivo imediato é construir um mirante junto a parte superior da cascata, seguido da abertura de trilhas e depois a abertura de toda a área para visitação. Neste sentido, o prefeito Rodrigo Fritzen pediu a cedência imediata de três hectares junto a parte superior para início das obras. “Nossa ideia é obter esta liberação para implantar o projeto turístico no local o quanto antes”, destacou o prefeito. Já o vice-prefeito, Adriano Lechner, afirmou que “cada vez que ocorre a Festa da Batata os visitantes pedem para visitar a cascata, aproveitando o veranico de maio, mas o local está fechado”.

O secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, não vê objeções para o uso da área e pediu ao presidente da CEEE para que “faça os esforços necessários para tornar esse pedido da comunidade uma realidade”. O presidente da CEEE, por sua vez, disse que vai averiguar internamente quais os procedimentos necessários para viabilizar a cedência. Paulo de Tarso disse que existe uma grande oportunidade no município, porém, afirmou, é preciso fazer uma construção técnica que aporte todas as questões legais envolvidas, pois a usina é de responsabilidade da CEEE.

Participaram da reunião também o secretário-adjunto de Minas e Energia, Artur Lemos Júnior. Rafael Closs, assessor jurídico da prefeitura; Andreia Kich Dessian, assessora de projetos; Rafael Fraga Alves, topógrafo; Candido Hanauel, geólogo; Raquel da Silva, arquiteta; Luciano Baptista Kieling, secretário de Agricultura; Mara Susana Stoffel, vereadora; Luis Roberto Schneider, vereador; José Fernando Kaefer, vereador; Plínio Wagner, vereador.

Saiba mais

O município de Santa Maria do Herval possui mais de 50 quedas de água, sendo que, entre elas, destaca-se a Cascata do Herval, com 125 metros de queda livre. O local está fechado para visitação de turistas, pois nas proximidades funciona uma pequena central hidrelétrica de propriedade da CEEE. Em agosto do ano passado, uma comitiva formada pelos secretários Lucas Redecker e Juvir Costella, junto com o presidente da CEEE e técnicos, visitaram a cascata e os locais que deverão abrigar espaços turísticos.